Marcas postais das Colónias Portuguesas. Erros e variedades dos selos das Colónias.
Pesquisar neste blogue
D. Carlos Mouchon-variedades de cliché (África)
Desenho e gravura de Eugene Mouchon. Tipografados pela Casa
da Moeda sobre papel liso em folhas de 28 selos com denteado 11,5, legenda, Angola ou outra colónia, e valor postos em 2.ª impressão
a vermelho no selo de 500 reis, e a preto nos restantes.
A emissão dos selos de D. Carlos I
em 1898/1901 em Portugal e todas as ex-colónias permite encontrar um vasto
leque de erros, fendas no cunho/ variedades de cliché, legenda e valor deslocadas, repintes, legenda com erros, variações de cores na mesma taxa,
sobrecargas duplas e sobrecargas e sobretaxas deslocadas, transviadas e
invertidas. Este pequeno estudo incidirá apenas sobre fendas no cunho.
Fig.1-Quadra de provas vendida num leilão do CFP
Fig.2-Impressão anómala e variedade de cliché (VI)
A posição das variedades de cliché na folha varia, o que significa que a placa foi montada mais do que uma vez com os clichés montados noutras posições.
Variedades de Cliché
Variedade (I)
Conhecida sobre selos das colónias: Angola, Congo, Cabo Verde, Guiné e Moçambique.
Gallery is empty
Variedade (II)
Conhecida sobre selos das colónias:
Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné e Lourenço Marques.
Gallery is empty
Variedade (III)
Conhecida sobre selos das colónias:
Angola:
Cabo Verde:
Variedade (IV)
Conhecida sobre selos das colónias: Angola:
Lourenço Marques:
Variedade (V)
Conhecida nos selos das colónias de Angola e Lourenço Marques.
Gallery is empty
Variedade (VI)
Conhecida nos selos das colónias de Angola, Guiné e Lourenço Marques.
Fig.1 e 2-Sobrescrito enviado de Luanda (22-3-1939) para a Holanda (31-3-1939), pagou de portes 33,75 Ags, 1,75 Ags do correio ordinário para cartas até 20 gramas e 32 Ags para os primeiros 8 portes da sobretaxa do correio aéreo para cartas enviadas via Marselha, sendo 4 Ags por cada 5g. Carta com 37g, em falta o segundo porte do correio ordinário.
Sobrescrito circulado em 19-7-1939 para Hamburgo, seguiu para Ponta Negra no 3.º voo da Aeromaritime no dia 21-7-39. Pagou 5,75 Ags para pagar 1,75 Ags correspondente ao 1.º porte do correio ordinário para cartas remetidas para o estrangeiro com peso até 20 g, e 4 Ags para o pagamento do 1.º porte da sobretaxa do correio aéreo para cartas remetidas via Ponta Negra/Marselha com peso até 5 g.
O erro mais conhecido é o mapa azul-escuro e que está bem cotado ao nível dos leilões e catálogos da especialidade. Mostro a seguir alguns erros, menos conhecidos, desta série: 1) Ausência da impressão da cor vermelha. 2) Impressão da cor do mar deslocada Cor deslocada 3) Impressão de uma cor deslocada 4) Impressão anómala 5) Mapa amarelo-claro ?? 6) Prova de cor
1974 – Conchas de Angola. MF566 , 1$00, policromo, papel esmalte, denteado 12x12 ½. , com boa cor e com VALOR E LEGENDA “CORREIOS” OMISSOS. Erro não catalogado.
Selos Fixos- Tipo 4 Medidas: 3,8 x 1 ,4 cm Altura letras: 2,5 mm Estação e cor: Benguela - Violeta Moçâmedes - Preto e violeta Nova Lisboa - Vermelho Silva Porto - Preto Sá da Bandeira - Preto Sobrescrito circulado de Moçâmedes (12.06.44) para Luanda (13.06.44) com selo tipo Império Colonial Português de 50c, violeta-rosa, MF 266, para pagar o primeiro porte interno do correio ordinário de uma carta com peso até 20g e selo fixo, batido a violeta, com o porte manuscrito de 0,90 Ags para pagar o primeiro porte da sobretaxa aérea interna de uma carta com peso até 5g.
Comentários
Enviar um comentário