Avançar para o conteúdo principal

Angola- Marca do 8º grupo de QUIZENGA


Em  maio de 1900, surge em Angola um novo tipo de carimbo circular datado, com esqueleto A6 e estrelas de cinco pontas a ladear a data.
Este grupo de carimbos tem duas variantes, uma designada por Variante A, que tem como legenda PROVINCIA DE ANGOLA OU PROVINCIA D'ANGOLA, e outra designada por Variante B e neste caso na legenda temos CONGO PORTUGUÊS.

Variante A-Como legenda lê-se "PROVÍNCIA DE ANGOLA" (ou D'ANGOLA), com a denominação na parte inferior, entre duas estrelas de cinco pontas.
Na Variante A existem dois subtipos, que apresentam diferenças na legenda. Com legenda PROVINCIA D'ANGOLA é conhecido como variante a), e com legenda PROVINCIA DE ANGOLA é conhecido como variante b).
VARIANTE a)- Representação tradicional portuguesa, com o mês em abreviatura literal, mas com o ano contendo os quatro algarismos. Circular datado, “PROVINCIA D’ANGOLA” em cima e localidade em baixo. Estrelas de cinco pontas a ladear a data.
A lista seguinte não é a que consta no livro de Marcas Postais de Angola, mas sim uma atualização da mesma com o contributo do Dr. Elder Correia e vários utilizadores do fórum Selos-Postais. As marcas a negrito são as que não foram catalogadas por Guedes de Magalhães.

  • AMBRIZ, violeta
  • BHIÉ
  • BUCO-ZAU
  • CALUNGA, Vermelho
  • CAMAXILLO
  • CATETE
  • DALLA TANDO
  • D. LUIS DE BRAGANÇA
  • HUAMBO
  • LUCALLA
  • LUCHAZES
  • LUIMBALLE
  • MASSANGANO
  • MATETE
  • MOXICO
  • NOQUI
  • PUNGO ANDONGO
  • QUANZA
  • QUIFANGONDO
  • SAMBO, violeta
Nota: Algumas destas marcas são raríssimas tais como as de D. Luís de Bragança, Calunga e Massangano.

A estação postal no posto militar do Sambo foi criada em 1911.

Variante b)- PROVINCIA DE ANGOLA, data com mês em numeração romana e indicação horária no seguimento do par de algarismos do ano

  • LIBOLO
  • LOANDA
  • LOANDA, azul
  • QUELLA
  • QUISSOL
  • MALANGE, violeta
  • CANHOCA
  • CASSOALALA, violeta
  • LOREMO



Cassoalala

A Portaria N.º580 publicada no B.O. n.º45 manda funcionar a estação de Quella.


Variante c)- PROVINCIA D' ANGOLA, data com mês em numeração romana sem indicação horária (tamanho das letras da data de maiores dimensões e posição das estrelas)



  • BUCO ZAU
  • NOQUI
  • CAMAXILLO
  • HUAMBO
  • N'CUTO




As estações postais de Buco Zau e N'Cuto, circunscrição de Cacongo foram criadas em 1911
É conhecida mais uma denominação com variante desconhecida por não serem conhecidos  exemplares.
  • LOANDA CIDADE ALTA

Nota: Portaria 580 publicada no B.O. n.º24 de 1907 manda funionar a estação postal do Luremo, (Loremo) foi encerrada em 1911.
Consta, novamente, como estação postal de 3ª classe no relatório da Estatística geral do serviço dos correios de 1915.
Loremo-Variante b)


Variante B- Como legenda lê-se "CONGO PORTUGUÊS", data com mês em numeração romana, ano com os dois últimos algarismos e com indicação horária. 
variante b)

Apenas está catalogada a marca do CUANGO (aparece batida a preto e a violeta). A marca não catalogada do CUILO só recentemente é que foi "descoberta", tendo sido já identificados dois exemplares (ambos de 1910).
  • CUANGO
  • CUÍLO
  • QUINZAU

Nota: A estação postal do Cuílo, distrito da Lunda foi criada em 1910. (Junho de 1911) Governo Geral-Portaria-criação da estação postal no posto militar de Cuango.
8º GRUPO (1909)
Esqueleto A2, legenda PROVINCIA D'ANGOLA, na data existe um ponto a seguir ao dia do mês e a seguir a abreviatura do mês, sendo o ano representado pelos dois últimos algarismos exceto para Ambaca que o ano aparece com os quatro algarismos.




...

Quiaca, par de Cambondo e verde de Cacuaco são  do Klaus Q.

  1. AMBACA
  2. BARRA DO BENGO
  3. BARRA DO DANDE
  4. CAMBONDO
  5. N'GABELLA
  6. NOQUI
  7. PORTO ALEXANDRE
  8. PORTO ALEXANDRE, AZUL
  9. ... ANT.º DO ZAIRE
  10. CACUACO
  11. MAQUELLA DO ZOMBO

Figura 4- Porto Alexandre a azul

Figura 5-Sobrescrito circulado de Barra do Dande (02.01.20) para os Estados Unidos, com o porte de 7 1/2 ctvs (1.º porte para cartas com destino a países estrangeiros de acordo com a tabela de 01.10.1917).

As duas novas marcas, não catalogadas por Guedes Magalhães, de Cacuaco e Maquella do Zombo apresentam as mesmas caraterísticas das restantes já catalogadas. 
Apresento, agora, uma terceira marca (figuras 6 e 7), não catalogada, com a denominação QUIZENGA com uma grande diferença no grupo datador, tem o mês em numeração romana. Tudo leva a crer que se trata do mesmo grupo datador já utilizado no 5º grupo na variante c). Este é o único carimbo postal conhecido de Quizenga, não existindo nenhuma referência no livro de Marcas Postais de Angola sobre esta denominação em nenhum dos grupos de marcas catalogados.


Figura 6- Quizenga (12-9-1909)
Figura 7- Quizenga de 1916
Na imagem não é possível observar a legenda completa, isto é se é PROVINCIA DE ANGOLA ou se é PROVINCIA D'ANGOLA.
De acordo com o Boletim Telegrapho-Postal nº 224 de agosto de 1912 , Quizenga consta como estação de 3ª classe (c/ serviço de registos) em 1911, já em 1907 não constava na lista das Estações Postaes e Telegraphicas do Ultramar Portuguez.
Na "Estatística geral do serviço dos correios" do ano de 1915 ,temos como  correspondência expedida um total de 140 objetos, sendo 14 de correspondência oficial. Apesar do pouco trânsito de correspondências a estação manteve-se em funcionamento pelo menos até 1924, pois existe um sobrescrito de Quizenga de janeiro de 1924.
Quizenga é uma povoação comercial de 4ª, do Posto Sede do concelho de Cacuso do distrito de Malange.(2)
No dicionário Corográfico Comercial de Angola (2) a propósito dos serviços dos C.T.T. é referido que Quizenga tem este serviço em Cacuso e é servida pela Ambulância Postal do C.F.L. com os restantes serviços em Malange.




Fig. 8- Estação de QUIZENGA (década de 60)

 __________________________________________________
Bibliografia:
(1) Magalhães, Alexandre Guedes (1986). Marcas Postais de Angola, Lisboa. Revista «FN-Filatelia-Numismática».
(2) Grando, António Coxito (1959). Dicionário Corográfico Comercial de Angola, Luanda.Edições Antonito, 4ª Edição.  
(3) Correia, Elder. História Postal de Angola (3): Condução de cartas de estação a estação pelos condutores dos comboios" , boletim do CFP N.º 382:26-32.
(4)Estatística Geral do serviço dos correios , 1915, Imprensa Nacional de Angola. 

Comentários

MaisPopulares

Selos Postais 2015-Colónias Portuguesas, 7ª Edição, Mundifil.

Angola-erros nos selos mapa de 1955

O erro mais conhecido é o mapa azul-escuro e que está bem cotado ao nível dos leilões e catálogos da especialidade. Mostro a seguir alguns erros, menos conhecidos, desta série: 1) Ausência da impressão da cor vermelha. 2) Impressão da cor do mar deslocada Cor deslocada 3) Impressão de uma cor deslocada 4) Impressão anómala 5) Mapa amarelo-claro ?? 6) Prova de cor

Angola- Erros

 

Angola- correio aéreo via Marselha

  Fig.1 e 2-Sobrescrito enviado de Luanda (22-3-1939) para a Holanda (31-3-1939), pagou de portes 33,75 Ags, 1,75 Ags do correio ordinário para cartas até 20 gramas e 32 Ags para os primeiros 8 portes da sobretaxa do correio aéreo para cartas enviadas via Marselha, sendo 4 Ags por cada 5g. Carta com 37g, em falta o segundo porte do correio ordinário.

Catálogo de Selos Postais das Colónias Portuguesas

Ceres Coloniais-Variedades de Cliché

No velhinho catálogo de Simões Ferreira já estavam catalogadas algumas variedades de cliché: "Em cada folha de 200 selos há uma fenda no quadro superior do 10º exemplar, por cima da letra « A » da palavra « REPUBLICA ». No 26º exemplar dalgumas folhas de 180 selos dos valores de 1, 2, 5, 8 e 10 cent., há uma fenda no quadro por cima da letra « I » da palavra « REPUBLICA ». VC Nº: XXV Nalgumas folhas de 180 selos de 1/2, 1 1/2, 8 e 20 c., no 167º exemplar nota-se um pequeno defeito de impressão à direita dos « RR »» da palavra « CORREIO », que se assemelha a um « C ». Conhecem-se os selos de 10 c . com o escudete do valor plenamente tintado em vez de branco."(1) No passado dia 23 de Maio foi lançado pelo NFACP o livro "Os selos Ceres das Colónias Portuguesas" do Eng. J. Miranda da Mota. Algumas VC catalogadas VC N.º: CCLII (252) VC N.º: XLVIII VC com linhas horizontais/ oblíquas  catalogadas VC N.º: LXX

ANGOLA-Marcofilia de Maquela do Zombo

Maquela do Zombo : Vila, sede de Intendência de Fronteira; sede do concelho do Zombo, com os postos de Sede Quibocolo, Cuílo Futa, Béu e Sacandica; distrito do Congo. C.T.T. : Estação T. Postal de 1ª e rádio de 2ª, com todos os serviços. Há uma carreira semanal para a Estação do Caminho de Ferro do Lucala, a 463 Kms, ligando no Negage à carreira diária Carmona-Negage. Há carreiras aéreas regulares. (2) Foi primitivamente Posto Militar com o nome de Bongue, criado em 13.1.1896 e em 1911 passou a sede da Circunscrição do Zombo. Em 1915 foi criada a Circunscrição civil de Maquela do Zombo. Em 1917 foi sede do Distrito do Congo, aquando do desmembramento deste Distrito e a criação do Enclave de Cabinda. Mais tarde passou a sede do Concelho do Zombo   No governo de Manuel Maria Coelho (de 18/1/1911 a 26/2/1912) “ Maio/Junho - Os Zombo entram em conflito com os soldados da guarnição. Faria Leal e, depois o governador de distrito, José da Silva Cardoso, con

Aeromaritime - Luanda-Ponta Negra

  Sobrescrito circulado em 19-7-1939 para Hamburgo, seguiu para Ponta Negra no 3.º voo da Aeromaritime no dia 21-7-39. Pagou 5,75 Ags para pagar 1,75 Ags correspondente ao 1.º porte do correio ordinário para cartas remetidas para o estrangeiro com peso até 20 g, e 4 Ags para o pagamento do 1.º porte da sobretaxa do correio aéreo para cartas remetidas via Ponta Negra/Marselha com peso até 5 g.

Angola -O mapa azul-escuro de 4$00, CE. 384 de 1955

Fig.1-Selo n.º384, mapa azul-claro Desde 1955 (1) que já era conhecido este erro e a informação da existência de pelo menos 9 folhas completas (10 x10) com este erro. No catálogo do Simões Ferreira de 1977, já estava catalogada esta variedade, mas sem qualquer cotação.  Em 1994 o catálogo especializado da Afinsa tinha esta variedade catalogada, mas sem cotação. Já em 2002, surge a cotação, pela primeira vez, de 19,95 €. Decorridos mais seis anos e a cotação foi atualizada, aproximadamente, para o dobro, continua a ser um erro mal cotado tendo em conta o número reduzido de exemplares conhecidos. No catálogo de 2011 dos Selos Postais de Angola já aparece a cotação de 200 €, tanto em usado como em novo. Fig.2-Mapa azul-escuro usado Na figura 2 temos um dos poucos exemplares conhecidos do mapa azul-escuro usado, penso que este erro/variedade é mais raro em usado do que em novo. No catálogo (Mundifil) de 2015 a cotação foi atualizada para 210 €. No catálogo de 2019 a cota

Angola- Conchas de Angola 1974

 1974 – Conchas de Angola. MF566 , 1$00, policromo, papel esmalte, denteado 12x12 ½. , com boa cor e com VALOR E LEGENDA “CORREIOS” OMISSOS. Erro não catalogado.