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Angola-Empreendimentos de Angola

Correio Aéreo-Empreendimentos de Angola (1965)

No catálogo de 2011 dos selos postais das Colónias Portuguesas, aparece apenas uma nota a respeito do selo de 6$00;

Fig.1-Selo original sem erros


«Erro:Conhece-se o selo de 6$00 sem impressão das legendas a azul escuro.

Existe uma prova deste selo com algumas das legendas invertidas:

Fig.2-Legendas invertidas
Já tenho este exemplar desde 2007, e já vi, pelo menos, mais dois à venda no ebay.


Nos leilões do CFP têm aparecido alguns erros desta série, tanto no valor de 5$ como também no valor de 12$50.

Fig.3-selos vendidos num leilão do CFP
Fig.4-selos vendidos num leilão do CFP
 

No catálogo da XI Mostra Filatélica das Festas de Nossa Senhora do Monte, de 1973 é divulgado outro erro, no selo de 2$50 falta a legenda com «Barragem de Cambambe», a imagem a preto e branco foi retirada do artigo:

Fig.3-Sem legenda «Barragem de Cambambe».
Este ainda não vi nenhum a cores, estarei mais atento no futuro quando olhar para estes selos do correio aéreo de Angola.

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Angola-O mapa azul escuro de 4$00, CE. 384 de 1955

Desde 1955 (1) que já era conhecido este erro e a informação da existência de  pelo menos 7 folhas completas com este erro.
No catálogo do Simões Ferreira de 1977, já estava catalogada esta variedade mas  sem qualquer cotação. 
Em 1994 o catálogo especializado da Afinsa tinha esta variedade catalogada mas sem cotação. Já em 2002, surge a cotação, pela primeira vez, de 19,95€. Decorridos mais seis anos e a cotação foi actualizada, aproximadamente, para o dobro, continua a ser um erro mal cotado tendo em conta o número reduzido de exemplares conhecidos.
No catálogo de 2011 dos Selos Postais de Angola já aparece a cotação de 200€, tanto em usado como em novo.

Na figura 2 temos um dos poucos exemplares conhecidos do mapa azul escuro usado, penso que este erro/variedade é mais raro em usado do que em novo.
No catálogo (Mundifil) de 2015 a cotação foi actualizada para 210€.No catálogo de 2019 a cotação é de 300€.


No catálogo da XI Mostra Filatélica das Festas de Nossa Senhora do Monte (Sá da Ban…

Cabo Verde- Ribeira das Patas

Ribeira das Patas:Ilha de Santo Antão, Concelho de Paul, Freguesia de São João Baptista. Estação postal de 2ª classe (1953). (1) No livro do Félix Guillamón de 2009 o autor tem catalogada esta marca da seguinte maneira: "Nº16 - Duplo círculo 29/18mm. Data com mês e ano abreviados. Só aparece como marca de trânsito. Raridade: (RR)" (2)





Mostro de seguida uma imagem de um selo obliterado com a marca do dia da Ribeira das Patas de 25 de Maio de 1908. A data mais antiga é corrigida para o ano de 1908 (ERD - 02.12.10) e a marca deixa de ser apenas de trânsito.

Existe, ainda,  outra marca de dia da Ribeira das Patas mais recente, não catalogada, e usada como marca de trânsito.

Imagem de um sobrescrito vendido num leilão.
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Bibliografia:
(1) Lereno, Álvaro. Dicionário corográfico do Arquipélago de Cabo Verde, Lisboa.Agência Geral do Ultramar, 1952.
(2)Guillamón, Félix (2009).Marcas Postales de Cabo Verde-1877-1940, Málaga.

Angola - Marcas postais de Quiculungo

"Quiculongoatual Conc. do Dist. de Cuanza Norte (Dec. 50/71, de 23/2/1971-B.O. 57). Por P.P. 78, de 18/5/1917 (B.O.17) foi criado o Posto militar de Calandula que passou a denominar-se Posto de Quiculungo e a pertencer, como Posto civil, a Ambaca, por Port. 1527, de 3/11/1934 (B.O.44). A pov. de Quiculungo que deu o nome ao Posto e, actualmente, ao Conc., era já muito importante, comercialmente, em 1915."(1)  "Quiculungo: Pov. comer. de 4.ª, do Posto do mesmo nome com sede em Bolongongo, conc. de Ambaca, dist. do Cuanza Norte, com. do Congo, dioc. de Luanda. C.T.T.:Estação Postal de 3ª classe, T.P. de 3ª em Bolongongo e Est. de 1ª em Camabatela com todos os serviços. Camabatela-Quiculungo. Luanda 363 Kms, Salazar 147, Carmona 160, Camabatela 60, Bolongongo 10, Lucala C. de Ferro 120."(2)
A consulta do boletim oficial de Angola revelou-nos a data do alvará n.º4- criação da estação Postal- no B.O. N.º47, de 21 de novembro de 1945.

Em janeiro de 1946, foi publicada, no B. O.…

Angola-Eng. João Burnay Caminho de Ferro de Luanda-Ambaca

"Em 31 de Outubro de 1886, iniciou-se a construção da linha do Caminho de Ferro de Loanda, sob a direcção do engenheiro João Burnay, e nela trabalavam nada memos que indivíduos de dez nacionalidades diferentes: portugueses, franceses, belgas, alemãs, ingleses, americanos, espanhois, italianos, um russo e um sueco."(1)

Angola-franquia mecânica "Cabinda Gulf Oil Company", tipo II, N.º75

O Decreto n.º41180, de 9 de julho de 1957, publicado no Diário do Governo, I série-número 154, é constituída a sociedade Cabinda Gulf Oil Company e requerem ao Ministério do Ultramar a concessão exclusiva de pesquisas e exploração de jazigos de carbonetos de hidrogénio e produtos afins no distrito de Cabinda. "As nossas actividades de exploração e de produção começaram em 1954 quando a CABGOC realizou o primeiro estudo geológico de campo. Quatro anos mais tarde, em Ponta Vermelha inaugurou-se o primeiro poço em terra. Em 1966 realizou-se a nossa primeira descoberta offshore no Campo de Malongo seguindo-se a nossa primeira extracção em 1968."
Mostramos, de seguida, uma franquia do tipo II, agora da empresa Cabinda Gulf Oil Company(CABGOC), com o título de licença N.º75 (máquina 016), sem publicidade. Até ao momento não conhecemos nenhum exemplar desta franquia com publicidade desta multinacional.

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(1)PEREIRA, J. Campos (1975). &…

Carimbo numérico volante n.º25 de Ambaca

Ambaca – Também conhecida como Pamba


Ambaca: Conc. com sede em Camabatela. Apeadeiro do C. de Ferro de Luanda, do Concelho de Cazengo, ao Km 276.(2)
Povoação comercial de 4ª do Posto de Lucala, concelho de Cazengo, distrito de Cuanza Norte. Servida por uma Estação Telégrafo Postal de 2ª em Lucala (1959), com enc. postais ord., à cobrança e V. P. em Salazar. (2)
Pela Ordem de Serviço nº. 202 de 12.12.1915 foi atribuído carimbo e sinete com o nº. 25.
O carimbo volante de Ambaca (Pamba) faz parte do 2º grupo destas marcas que começam no n.º21 e vão até ao n.º30.(1)



Estes carimbos foram inicialmente pensados para remediar imediatamente um acidente nos carimbos ou dotar uma estação que vai entrar em funcionamento. No caso de Ambaca parece-me que a primeira justificação é que é válida, pois em 7 de outubro de 1910 com o aparecimento do 8º grupo de carimbos, de acordo com a catalogação de Guedes de Magalhães (3) foi atribuído um dos carimbos a Ambaca. Esta marca só foi utilizada aproximadament…

Angola-carimbo mudo circular de 8 barras

Na província de Angola no início da circulação do selo postal, os selos eram obliterados com um carimbo mudos de oito, ou quatro, barras paralelas, simetricamente dispostas em relação a um diâmetro. Impressas geralmente a preto, e também a azul, encontram-se a anular os selos tipo Coroa e, mais raramente, os das emissões seguintes. Ao lado aparecia a marca do dia com o nome da localidade e a data do mesmo. No catálogo da 3ª Exposição Filatélica do Quanza-Sul (Novo-Redondo) em 1965, na página 91 é dada a conhecer as coleções de «70 folhinhas» com diferentes carimbos que foram editados pela empresa Publicações Imbondeiro por ocasião do IX Dia do Selo (1-12-1963). 


Alguns desses carimbos foram reproduzidos no catálogo do 1º Centenário do Selo Postal de Angola.

Em 1970 o suplemento do boletim dos CTT  foi o catálogo do primeiro centenário do selo postal em Angola que continha um artigo dedicado à marcofilia angolana, mas os autores não conseguiram identificar nenhum dos carimbos mudos.
O coro…

Cabo Verde- Estação Postal de Espargos

No dia 16 de março de 1940, foi publicada no B.O. de Cabo Verde a Portaria N.º2:148 que manda abrir no sítio de «Espargos» da ilha do Sal, uma estação postal  de 1ª classe com as seguintes atribuições:
Recepção e expedição de correspondência ordinária e registada.





A vila de Espargos foi construída em 1939 para apoiar o aeroporto da ilha do Sal, com a entrada de Itália na segunda Guerra Mundial o aeroporto inaugurado em dezembro de 1939 acaba por ser encerrado em Maio de 1940. Assim a estação postal destinada a servir os utilizadores do aeroporto e o próprio aeroporto fica sem clientes o que obrigou ao seu encerramento.
Em 1941 esta estação consta da estatística postal de Cabo Verde e de seguida deixa de aparecer nas listas gerais das estações de correios, telégrafos e telefones de 1949,1958 e 1971.
Com o fim da segunda Guerra Mundial Portugal compra o aeroporto aos italianos da L.A.T.I. e faz grandes obras e faz uma verdadeira inauguração.
Aparecem, no entanto, nos anos de 1955 e 1975…