Avançar para o conteúdo principal

Angola- variedades de Cliché do selo n.º1

Os selos coroa das ex-colónias foram impressos  em folhas de 28 selos (7x 4, linha x coluna), são conhecidas três tiragens, logo as variedades vão aparecer em posições distintas.
Após cada tiragem a prancha era desmontada para limpeza, e quando era feita nova encomenda de selos, à Casa da Moeda, ao ser montada a prancha as variedades apareciam em posições diferentes. 
O selo de 5 réis já foi alvo de outros posts neste blogue, relativamente aos papéis, reimpressões, falsificações de Fournier e marca secreta.
Ao analisar os selos coroa de Angola, mundifil n.º1, verificamos que existem bastantes variedades de cliché.
Para já estão contabilizadas 10 variedades de cliché. Tendo em conta a folha de 28 selos, vamos utilizar a notação 1:4 para indicar a linha 1 e coluna 4, isto é o 4.º selo da folha.



Variedades e a sua localização numa das três pranchas onde era montada a folha:

(2:2)-ponto no quadro direito e fenda na suástica inferior esquerda.




(2:4)-grande falha na cruz suástica superior direita e na palavra «ANGOLA».






(3:1)-fenda no quadro direito





(3:2)-fenda sobre o lado direito da coroa




(4:3)-grande mancha preta sobre o «S» da palavra «Reis».






(4:4)-«5» fendido na base da curva.






(5:3)-canto superior esquerdo da suástica e linha sobre a pétala.

 






(5:4)-fenda no quadro esquerdo.
 







(7:2)-fenda no quadro direito superior



 
(7:3)-«5» com fenda 






(7:4)-mancha na grega abaixo do «L» de «ANGOLA».






Por detetar na folha: fenda ao lado da coroa





____________________
Bibliografia e webgrafia:


Comentários

MaisPopulares

Angola- correio aéreo via Marselha

  Fig.1 e 2-Sobrescrito enviado de Luanda (22-3-1939) para a Holanda (31-3-1939), pagou de portes 33,75 Ags, 1,75 Ags do correio ordinário para cartas até 20 gramas e 32 Ags para os primeiros 8 portes da sobretaxa do correio aéreo para cartas enviadas via Marselha, sendo 4 Ags por cada 5g. Carta com 37g, em falta o segundo porte do correio ordinário.

Aeromaritime - Luanda-Ponta Negra

  Sobrescrito circulado em 19-7-1939 para Hamburgo, seguiu para Ponta Negra no 3.º voo da Aeromaritime no dia 21-7-39. Pagou 5,75 Ags para pagar 1,75 Ags correspondente ao 1.º porte do correio ordinário para cartas remetidas para o estrangeiro com peso até 20 g, e 4 Ags para o pagamento do 1.º porte da sobretaxa do correio aéreo para cartas remetidas via Ponta Negra/Marselha com peso até 5 g.

Angola-erros nos selos mapa de 1955

O erro mais conhecido é o mapa azul-escuro e que está bem cotado ao nível dos leilões e catálogos da especialidade. Mostro a seguir alguns erros, menos conhecidos, desta série: 1) Ausência da impressão da cor vermelha. 2) Impressão da cor do mar deslocada Cor deslocada 3) Impressão de uma cor deslocada 4) Impressão anómala 5) Mapa amarelo-claro ?? 6) Prova de cor

Angola- Erros

 

Angola- Conchas de Angola 1974

 1974 – Conchas de Angola. MF566 , 1$00, policromo, papel esmalte, denteado 12x12 ½. , com boa cor e com VALOR E LEGENDA “CORREIOS” OMISSOS. Erro não catalogado.

Angola - Correio aéreo - Selos Fixos

  Selos Fixos-  Tipo 4 Medidas:  3,8  x  1 ,4 cm  Altura letras: 2,5 mm Estação e cor:           Benguela  - Violeta Moçâmedes - Preto e violeta Nova Lisboa - Vermelho Silva Porto - Preto Sá da Bandeira - Preto Sobrescrito circulado de Moçâmedes (12.06.44) para Luanda (13.06.44) com selo tipo Império Colonial Português de 50c, violeta-rosa, MF 266, para pagar o primeiro porte interno do correio ordinário de uma carta com peso até 20g e selo fixo, batido a violeta, com o porte manuscrito de 0,90 Ags para pagar o primeiro porte da sobretaxa aérea interna de uma carta com peso até 5g. 

Angola- Moldura deslocada

 

Cabo Verde- Mosteiros

  MOSTEIROS (ilha do Fogo) : povoação do Concelho do Fogo, Freguesia da nossa Senhora da Ajuda.  Estação postal de 2.ª classe.

Angola - denteado deslocado

 

Angola- Franquia Mecânica tipo III

  Tipo III (Pitney Bowes) Banco de Crédito Comercial e Industrial, N.º 162