Avançar para o conteúdo principal

Angola-carimbo mudo circular de 8 barras

Na província de Angola, no início da circulação do selo postal, os selos eram obliterados com um carimbo mudos de oitoou quatro, barras paralelas, simetricamente dispostas relativamente a um diâmetro. Impressas geralmente a preto, e também a azul, encontram-se a anular os selos tipo Coroa e, mais raramente, os das emissões seguintes. Ao lado aparecia a marca do dia com o nome da localidade e a data do mesmo.
No catálogo da 3.ª Exposição Filatélica do Quanza-Sul (Novo-Redondo) em 1965, na página 91 é dada a conhecer as coleções de «70 folhinhas» com diferentes carimbos editados pela empresa Publicações Imbondeiro por ocasião do IX Dia do Selo (1-12-1963). 


Alguns desses carimbos foram reproduzidos no catálogo do 1.º Centenário do Selo Postal de Angola.

Fig.1- Reprodução da imagem de uma das «70 folhinhas».

Em 1970 o suplemento do boletim dos CTT foi o catálogo do primeiro centenário do selo postal em Angola que continha um artigo dedicado à marcofilia angolana, mas os autores não conseguiram identificar nenhum dos carimbos mudos.

O coronel Guedes Magalhães também na sua obra não fez qualquer tipo de referência à existência de marcas distintas no que toca aos carimbos circulares mudos, antes admite que todas as marcas circulares mudas eram iguais. Remete para o Dr. Carlos Trincão que em 1941 colocou um anúncio para a compra de selos Coroa de Angola sobre carta inteira, não tendo conseguido nenhuma.

O Dr. Elder Correia no seu artigo sobre a Introdução do selo em Angola e a consequente reforma Postal, ao analisar os carimbos utilizados no início da circulação do selo postal, mostrou uma imagem com dois carimbos mudos com diferenças bem visíveis, no espaço entre as barras bem como na grossura das mesmas.

Fig.2-Imagem retirada do artigo do Elder Correia (2)
Este momento constitui uma viragem na maneira de colecionar selos de Angola obliterados com carimbos mudos circulares. No entanto, não foi feita nenhuma identificação e consequente relação da marca com uma localidade, vamos mostrar, pela primeira vez passados aproximadamente 148 anos, a identificação de duas dessas marcas.



Duas Marcas já identificadas

1. Estação Postal de Benguela

Voltando ao catálogo do 1.º centenário do selo postal em Angola, numa das páginas existe uma imagem com todos os carimbos em uso na estação postal de Benguela no ano de 1891. Na figura 3, mostramos o carimbo mudo em uso na estação postal de Benguela, as duas barras dos extremos são mais finas que as restantes seis barras, diâmetro de 23 mm.

Fig.4-Artigo do AAF, carimbo usado em Benguela



O carimbo que consta na imagem da figura 1 é precisamente o de Benguela.

Fig.4a-Carimbo de Benguela


2. Estação Postal de Luanda 

Existem várias cartas com selos coroa obliterados com o carimbo mudo de Luanda, foi a partir de uma dessas cartas que conseguimos reproduzir o carimbo da figura abaixo.
Na figura 5, mostramos o carimbo mudo em uso na estação postal de Luanda, as duas barras dos extremos são mais grossas que as restantes seis barras, diâmetro de 22 mm.
Fig.5-carimbo mudo utilizado em Luanda
Fig.6-Sobrescrito enviado de Luanda para os Estados Unidos

fig.7- Selo obliterado com o carimbo mudo de Luanda
Esperamos ter dado um contributo nesta temática que tanto nos apaixona, vamos ficar a aguardar, no entanto, que alguém consiga identificar os mudos utilizados em Ambriz, Egipto, Moçamedes e no Novo Redondo.
___________________________
Bibliografia:
  1. 1. Magalhães, Alexandre Guedes (1986). Marcas Postais de Angola, Lisboa. Revista «FN - Filatelia- Numismática».
  2. 2. CORREIA, Elder. História Postal de Angola (6): Introdução do selo e consequente reforma postal, CFP 385: 28-34
  3. 3. Catálogo da 3.ª Exposição Filatélica do Cuanza Sul 1-12-1965 (setembro/1965). Novo Redondo: Edição da Secção Cultural dos Empregados de Mário Cunha, S.A.R.L. Página 89.
  4. 4- Catálogo do 1.º Centenário do Selo Postal em Angola. Suplemento do Boletim dos CTT, dezembro 1970.

Comentários

MaisPopulares

Selos Postais 2015-Colónias Portuguesas, 7ª Edição, Mundifil.

Angola-erros nos selos mapa de 1955

O erro mais conhecido é o mapa azul-escuro e que está bem cotado ao nível dos leilões e catálogos da especialidade. Mostro a seguir alguns erros, menos conhecidos, desta série: 1) Ausência da impressão da cor vermelha. 2) Impressão da cor do mar deslocada Cor deslocada 3) Impressão de uma cor deslocada 4) Impressão anómala 5) Mapa amarelo-claro ?? 6) Prova de cor

Angola- Erros

 

Angola- correio aéreo via Marselha

  Fig.1 e 2-Sobrescrito enviado de Luanda (22-3-1939) para a Holanda (31-3-1939), pagou de portes 33,75 Ags, 1,75 Ags do correio ordinário para cartas até 20 gramas e 32 Ags para os primeiros 8 portes da sobretaxa do correio aéreo para cartas enviadas via Marselha, sendo 4 Ags por cada 5g. Carta com 37g, em falta o segundo porte do correio ordinário.

Ceres Coloniais-Variedades de Cliché

No velhinho catálogo de Simões Ferreira já estavam catalogadas algumas variedades de cliché: "Em cada folha de 200 selos há uma fenda no quadro superior do 10º exemplar, por cima da letra « A » da palavra « REPUBLICA ». No 26º exemplar dalgumas folhas de 180 selos dos valores de 1, 2, 5, 8 e 10 cent., há uma fenda no quadro por cima da letra « I » da palavra « REPUBLICA ». VC Nº: XXV Nalgumas folhas de 180 selos de 1/2, 1 1/2, 8 e 20 c., no 167º exemplar nota-se um pequeno defeito de impressão à direita dos « RR »» da palavra « CORREIO », que se assemelha a um « C ». Conhecem-se os selos de 10 c . com o escudete do valor plenamente tintado em vez de branco."(1) No passado dia 23 de Maio foi lançado pelo NFACP o livro "Os selos Ceres das Colónias Portuguesas" do Eng. J. Miranda da Mota. Algumas VC catalogadas VC N.º: CCLII (252) VC N.º: XLVIII VC com linhas horizontais/ oblíquas  catalogadas VC N.º: LXX

Catálogo de Selos Postais das Colónias Portuguesas

ANGOLA-Marcofilia de Maquela do Zombo

Maquela do Zombo : Vila, sede de Intendência de Fronteira; sede do concelho do Zombo, com os postos de Sede Quibocolo, Cuílo Futa, Béu e Sacandica; distrito do Congo. C.T.T. : Estação T. Postal de 1ª e rádio de 2ª, com todos os serviços. Há uma carreira semanal para a Estação do Caminho de Ferro do Lucala, a 463 Kms, ligando no Negage à carreira diária Carmona-Negage. Há carreiras aéreas regulares. (2) Foi primitivamente Posto Militar com o nome de Bongue, criado em 13.1.1896 e em 1911 passou a sede da Circunscrição do Zombo. Em 1915 foi criada a Circunscrição civil de Maquela do Zombo. Em 1917 foi sede do Distrito do Congo, aquando do desmembramento deste Distrito e a criação do Enclave de Cabinda. Mais tarde passou a sede do Concelho do Zombo   No governo de Manuel Maria Coelho (de 18/1/1911 a 26/2/1912) “ Maio/Junho - Os Zombo entram em conflito com os soldados da guarnição. Faria Leal e, depois o governador de distrito, José da Silva Cardoso, con

Aeromaritime - Luanda-Ponta Negra

  Sobrescrito circulado em 19-7-1939 para Hamburgo, seguiu para Ponta Negra no 3.º voo da Aeromaritime no dia 21-7-39. Pagou 5,75 Ags para pagar 1,75 Ags correspondente ao 1.º porte do correio ordinário para cartas remetidas para o estrangeiro com peso até 20 g, e 4 Ags para o pagamento do 1.º porte da sobretaxa do correio aéreo para cartas remetidas via Ponta Negra/Marselha com peso até 5 g.

Angola- Conchas de Angola 1974

 1974 – Conchas de Angola. MF566 , 1$00, policromo, papel esmalte, denteado 12x12 ½. , com boa cor e com VALOR E LEGENDA “CORREIOS” OMISSOS. Erro não catalogado.

Angola - Correio aéreo - Selos Fixos

  Selos Fixos-  Tipo 4 Medidas:  3,8  x  1 ,4 cm  Altura letras: 2,5 mm Estação e cor:           Benguela  - Violeta Moçâmedes - Preto e violeta Nova Lisboa - Vermelho Silva Porto - Preto Sá da Bandeira - Preto Sobrescrito circulado de Moçâmedes (12.06.44) para Luanda (13.06.44) com selo tipo Império Colonial Português de 50c, violeta-rosa, MF 266, para pagar o primeiro porte interno do correio ordinário de uma carta com peso até 20g e selo fixo, batido a violeta, com o porte manuscrito de 0,90 Ags para pagar o primeiro porte da sobretaxa aérea interna de uma carta com peso até 5g.