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Angola - Marcas postais de Quiculungo

"Quiculongo atual Conc. do Dist. de Cuanza Norte (Dec. 50/71, de 23/2/1971-B.O. 57).
Por P.P. 78, de 18/5/1917 (B.O.17) foi criado o Posto militar de Calandula que passou a denominar-se Posto de Quiculungo e a pertencer, como Posto civil, a Ambaca, por Port. 1527, de 3/11/1934 (B.O.44).
A pov. de Quiculungo que deu o nome ao Posto e, actualmente, ao Conc., era já muito importante, comercialmente, em 1915."(1) 
    
"Quiculungo: Pov. comer. de 4.ª, do Posto do mesmo nome com sede em Bolongongo, conc. de Ambaca, dist. do Cuanza Norte, com. do Congo, dioc. de Luanda.
C.T.T.:Estação Postal de 3ª classe, T.P. de 3ª em Bolongongo e Est. de 1ª em Camabatela com todos os serviços.
Camabatela-Quiculungo. Luanda 363 Kms, Salazar 147, Carmona 160, Camabatela 60, Bolongongo 10, Lucala C. de Ferro 120."(2)

A consulta do boletim oficial de Angola revelou-nos a data do alvará n.º4- criação da estação Postal- no B.O. N.º47, de 21 de novembro de 1945.


Em janeiro de 1946, foi publicada, no B. O. n.º4,  a lista das Estações Postais e de Telecomunicações, existentes na Colónia, em 31 de dezembro de 1945, de acordo com o artigo 134.º do Decreto n.º34:076, de 2 de novembro de 1944.  



A 17 de Dezembro o Governador Geral de Angola, Vasco Lopes Alves informa por ofício n.º 3079, o Senhor Ministro das Colónias, Marcelo Caetano que foi criada a estação postal do Quiculungo.


Só em 24 de Janeiro de 1946 é que o diretor geral interino, informa o Administrador Geral dos Correios, Telégrafos e Telefones desta nova estação postal de Angola.

A pedido do "Bureau International de l'Union Postale Universelle", a Direcção sos Serviços dos Correios, Telégrafos e Telefones enviou a lista das Estações Postais da Província de Angola, existentes em 31 de dezembro de 1947, de acordo com o art.º134º do decreto N.º34076, de 2 de novembro de 1944. Numa das páginas aparece o nome da estação postal de Quiculungo com a designação dos serviços que desempenha.



Fig1-Arquivo Histórico Ultramarino (AHU), cabeçalho do mapa das estações postais.

Fig.2-(AHU) página das estações postais de Angola em 1947.

A referência à abertura da estação Postal do Quiculungo surge, pela primeira vez, num ofício do "Bureau International de l'Union Postale Universelle" n.º5935 de 30 de junho de 1949. 



Fig.3- (AHU) ofício n.º 5935.

O nome da estação aparece, pela primeira vez, na "Lista Geral das Estações Postais e das Telecomunicações do Império Colonial Português, com designação dos serviços que desempenham", edição de 1949, com a categoria de classe com a designação Postal com serviço de correspondências ordinárias e registadas.

Fig.4-(AHU) Página 16 da Lista Geral das Estações Postais e das Telecomunicações do Império Colonial Português, com designação dos serviços que desempenham
Para terminar este pequeno estudo à volta da estação postal e ao desenvolvimento de Quiculungo vamos terminar com a referência à subida para estação de classe em 1971.



As Marcas Postais
Vamos de seguida mostrar as marcas postais utilizadas nesta recente estação postal.

1) A marca não catalogada do 14º grupo (3): 


Fig. 5-Sobrescrito de Quiculungo para Chicago, klaus Queisser

Fig.6-A marca do 16º grupo e a franquia mecânica

2) A marca catalogada do 16º grupo

Fig.7-Carimbo do 16º grupo

Será de esperar, também, a existência de uma marca para os registos.

A franquia mecânica, do tipo III, ao serviço do Banco de Angola com o título N.º115.
Fig.8-Franquia Mecânica do tipo III, máquina «Pitney Bowes, modelo 804».



_____________________________________________________________________
   (1) MILHEIROS, Mário (1972). Índice Histórico-Corográfico de Angola, IICA-Luanda.
      (2)Magalhães, Alexandre Guedes (1986).Marcas Postais de Angola, Lisboa. Revista «FN - Filatelia- Numismática».
    (3).Grando, António Coxito (1959). Dicionário Corográfico Comercial de Angola, Luanda.Edições Antonito, 4ª Edição.

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Selos Postais 2015-Colónias Portuguesas, 7ª Edição, Mundifil.

Angola-Eng. João Burnay Caminho de Ferro de Luanda-Ambaca

"Em 31 de Outubro de 1886, iniciou-se a construção da linha do Caminho de Ferro de Loanda, sob a direcção do engenheiro João Burnay, e nela trabalavam nada memos que indivíduos de dez nacionalidades diferentes: portugueses, franceses, belgas, alemãs, ingleses, americanos, espanhois, italianos, um russo e um sueco."(1)

Falsificações dos selos tipo Coroa de Angola por François Fournier

Carimbo numérico volante n.º25 de Ambaca

Ambaca – Também conhecida como Pamba


Ambaca: Conc. com sede em Camabatela. Apeadeiro do C. de Ferro de Luanda, do Concelho de Cazengo, ao Km 276.(2)
Povoação comercial de 4ª do Posto de Lucala, concelho de Cazengo, distrito de Cuanza Norte. Servida por uma Estação Telégrafo Postal de 2ª em Lucala (1959), com enc. postais ord., à cobrança e V. P. em Salazar. (2)
Pela Ordem de Serviço nº. 202 de 12.12.1915 foi atribuído carimbo e sinete com o nº. 25.
O carimbo volante de Ambaca (Pamba) faz parte do 2º grupo destas marcas que começam no n.º21 e vão até ao n.º30.(1)



Estes carimbos foram inicialmente pensados para remediar imediatamente um acidente nos carimbos ou dotar uma estação que vai entrar em funcionamento. No caso de Ambaca parece-me que a primeira justificação é que é válida, pois em 7 de outubro de 1910 com o aparecimento do 8º grupo de carimbos, de acordo com a catalogação de Guedes de Magalhães (3) foi atribuído um dos carimbos a Ambaca. Esta marca só foi utilizada aproximadament…

Angola-O mapa azul escuro de 4$00, CE. 384 de 1955

Desde 1955 (1) que já era conhecido este erro e a informação da existência de  pelo menos 7 folhas completas com este erro.
No catálogo do Simões Ferreira de 1977, já estava catalogada esta variedade mas  sem qualquer cotação. 
Em 1994 o catálogo especializado da Afinsa tinha esta variedade catalogada mas sem cotação. Já em 2002, surge a cotação, pela primeira vez, de 19,95€. Decorridos mais seis anos e a cotação foi actualizada, aproximadamente, para o dobro, continua a ser um erro mal cotado tendo em conta o número reduzido de exemplares conhecidos.
No catálogo de 2011 dos Selos Postais de Angola já aparece a cotação de 200€, tanto em usado como em novo.

Na figura 2 temos um dos poucos exemplares conhecidos do mapa azul escuro usado, penso que este erro/variedade é mais raro em usado do que em novo.
No último catálogo disponível (Mundifil) de 2015 a cotação é actualizada para 210€.


No catálogo da XI Mostra Filatélica das Festas de Nossa Senhora do Monte (Sá da Bandeira) existe um aponta…

Cabo Verde- Ribeira das Patas

Ribeira das Patas:Ilha de Santo Antão, Concelho de Paul, Freguesia de São João Baptista. Estação postal de 2ª classe (1953). (1) No livro do Félix Guillamón de 2009 o autor tem catalogada esta marca da seguinte maneira: "Nº16 - Duplo círculo 29/18mm. Data com mês e ano abreviados. Só aparece como marca de trânsito. Raridade: (RR)" (2)





Mostro de seguida uma imagem de um selo obliterado com a marca do dia da Ribeira das Patas de 25 de Maio de 1908. A data mais antiga é corrigida para o ano de 1908 (ERD - 02.12.10) e a marca deixa de ser apenas de trânsito.

Existe, ainda,  outra marca de dia da Ribeira das Patas mais recente, não catalogada, e usada como marca de trânsito.

Imagem de um sobrescrito vendido num leilão.
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Bibliografia:
(1) Lereno, Álvaro. Dicionário corográfico do Arquipélago de Cabo Verde, Lisboa.Agência Geral do Ultramar, 1952.
(2)Guillamón, Félix (2009).Marcas Postales de Cabo Verde-1877-1940, Málaga.

Angola- franquia mecânica da Navetur, tipo III, N.º128

O Grupo C.U.F. em 1974 detinha um grande número de empresas ligadas às mais variadas áreas. Uma destas áreas estava ligada à navegação, com muitas empresas, em Angola chamava-se NAVETUR – Agências de Turismo e Transportes de Angola (1971). 



Angola-franquia mecânica "Cabinda Gulf Oil Company", tipo II, N.º75

O Decreto n.º41180, de 9 de julho de 1957, publicado no Diário do Governo, I série-número 154, é constituída a sociedade Cabinda Gulf Oil Company e requerem ao Ministério do Ultramar a concessão exclusiva de pesquisas e exploração de jazigos de carbonetos de hidrogénio e produtos afins no distrito de Cabinda. "As nossas actividades de exploração e de produção começaram em 1954 quando a CABGOC realizou o primeiro estudo geológico de campo. Quatro anos mais tarde, em Ponta Vermelha inaugurou-se o primeiro poço em terra. Em 1966 realizou-se a nossa primeira descoberta offshore no Campo de Malongo seguindo-se a nossa primeira extracção em 1968."
Mostramos, de seguida, uma franquia do tipo II, agora da empresa Cabinda Gulf Oil Company(CABGOC), com o título de licença N.º75 (máquina 016), sem publicidade. Até ao momento não conhecemos nenhum exemplar desta franquia com publicidade desta multinacional.

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(1)PEREIRA, J. Campos (1975). &…

Angola- Marca do 8º grupo de QUIZENGA

Em  maio de 1900, surge em Angola um novo tipo de carimbo circular datado, com esqueleto A6 e estrelas de cinco pontas a ladear a data. Este grupo de carimbos tem duas variantes, uma designada por Variante A, que tem como legenda PROVINCIA DE ANGOLA OU PROVINCIA D'ANGOLA, e outra designada por Variante B e neste caso na legenda temos CONGO PORTUGUÊS.

Variante A-Como legenda lê-se "PROVÍNCIA DE ANGOLA" (ou D'ANGOLA), com a denominação na parte inferior, entre duas estrelas de cinco pontas.
Na Variante A existem dois subtipos, que apresentam diferenças na legenda. Com legenda PROVINCIA D'ANGOLA é conhecido como variante a), e com legenda PROVINCIA DE ANGOLA é conhecido como variante b). VARIANTE a)- Representação tradicional portuguesa, com o mês em abreviatura literal, mas com o ano contendo os quatro algarismos. Circular datado, “PROVINCIA D’ANGOLA” em cima e localidade em baixo. Estrelas de cinco pontas a ladear a data. A lista seguinte não é a que consta n…